BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A TRÁGICA TRAGÉDIA DO TEATRO CRISTÃO



Hoje conversando com um amigo e irmão pela tarde no trabalho, pensei em postar em nosso blog sobre este assunto. A Tragédia no teatro é um tipo de teatro que através do desenrolar dos acontecimentos da estória vai se encaminhando para um fim não muito feliz, e por isso, além de outros fatores, se deu o nome de "Tragédia". Voltando à conversa com este meu amigo, que há pouco mais de 2 anos está na igreja, me contou sobre sua conversão. Diego é músico de família de instrumentistas, tão músicos que seu pai tem até uma banda. O fato é que Diego sempre foi fã de um bom som, inclusive os mais batidos e complexos como o Rock ‘n Roll, e sempre teve uma vida em meio a bandas e shows que sempre badalaram os mais diversos lugares aqui de Tupã. Contou-me ele que se converteu através de uma alegria contagiante e uma paz inexplicável em um momento muito difícil da vida, onde através de sua namorada “hoje sua abençoada esposa” fez com que Diego ouvisse um hino muito adorador. Diego é um homem de Deus hoje, que se convertera através de algo “alegre e contagiante”!

Agora lhe pergunto: Por que o teatro tem de evangelizar através da dor??? ??? ???
Sabemos em nossos corações, que através da dor “Deus” nos faz acordar para a vida, a reconhecermos que Ele é o único Rei e Senhor dos Senhores e que devemos segui-lo, mas antes disso Ele tenta nos abraçar e nos tomar com seu Amor, é um vizinho que nos prega, ou um parente ou amigo de trabalho que nos fala de Deus. Porém nem sempre as pessoas atendem o chamado de Dele nesta “Instância”, aí Ele age pela dor, pois se somos escolhidos Deus há de nos converter, por amor ou pela dor, custe o que custar!hehe

O teatro tem apelado muito para a tragédia em momentos errados, em situações que pessoas estão vindo pela primeira vez na igreja e acabam se deparando com um teatro de muito sofrimento e apelação para o lado dos personagens ruins. Estou cansado de ver o diabo dar uma surra no “mocinho” e sempre ter uma melhor performance. É “tipo”: The oscar go to ... ... ... Hell Boy!!!
Histórias lindas e possíveis de se aproveitar através de técnicas diferenciadas para entreter e fincar no coração de quem assisti estão sendo desperdiçadas com um show dos personagens maus da estória. Coisas que poderiam maravilhar a igreja através de uma cena inimaginável e inesquecível sobre um assunto polêmico estão sendo trocadas por cenas “toscas” e “escandaloso” com prostitutas que até parecem ser o que interpretam de tão sensuais e exageradas na hora de encenar. Gostaria antes de prosseguir o assunto, que você leitor pudesse ver uma cena da peça “Jô” do Ministério Jeová Nissi.

Na ocasião eles fizeram uma encenação da passagem bíblica que relata a violência de Amnom contra Tamar, filhos do Rei Davi...


Entenderam onde quero chegar? Lógico que não há muitas possibilidades de fazermos uma cena tão linda assim né!?hehehehe ...Porém dá para se ter uma idéia de que quase tudo pode ser trazido à um púlpito através de uma cena, mas antes deve-se atentar a muitos fatores como aos que comentamos aqui, cuidados com os exageros escandalosos e muito ainda com as estórias trágicas que em vez de penetrar no coração dos irmãos causa repudio entre eles devem ser evitadas ou “substituídas por algo poético ou simbólico” .
Ah! E quero lembrar que não sou contra tragédias, mas acho que há momento para tudo.


Deus abençoe a todos e aos nossos ministérios. A paz!

1 comentários:

Vina (Marcos Arouca) disse...

Ow Caio!!!
Parabéns pelo texto!!!
Muito esclarecedor...
Deus te abençoe...Abraços!!!